Lisboa lisboeta

Lisboa não serve a quem serviu, muito gasta e pouco tem. Tem fados à travessa e catrapiscos à esquina. Conquista a gingar a anca e casa com Santo António a apadrinhar.

Lisboa é varina, menina que os olhos vêem e moça que o coração não sente. Manda postas de pescada, sardinhas e sardinhadas. Cai o Carmo e a Trindade e tudo como dantes, quartel general em Abrantes.

Lisboa embica-se de manhã e é Santos à noite. Tem a marcha do pastel em Belém e um Terreiro a marcar o passo. É creme e canela, Tejo e saudade.

Lisboa é bacalhau salgado, à Brás com azeitonas. É caracóis e caracoletas, imperiais e panachés. Lisboa é prato na mesa e cavaqueira até mais não.

Lisboa é lisboeta em saber e saloia quando quer. Está a fazer tijolo aos tripeiros e vai bugiar para não ficar como eles.

Lisboa é bairrista e castiça parece, espera quem a vê e teme quem a ama.

Lisboa é Prazeres na Graça e Ajuda em Boa Hora. É Chiado dos eléctricos e Voz do Operário. É Rossio pela rua da Betesga e Camões pelo túnel do Marquês. É Alcântara que vai à fonte e Mouraria ao Castelo. É obras de Santa Engrácia, resvés Campo de Ourique.

Lisboa é joelhos na Sé e Cais Sodré de abrigo. É alfacinha na Ribeira e Estrela quase sempre. É candeia que vai à frente e alumia duas vezes.

Lisboa é Pessoa sem ser Amália. É silêncio cantado e ócio desmedido.

Lisboa é linda, foi Marrocos e hoje é Portugal.

IMG_6894

Lisboa do Miradouro de São Pedro de Alcântara

________________________________________

Num instante…

… a dormir em Lisboa:

  1. Dear Lisbon Guesthouse Escondida entre becos e ruelas, fado e tradição, a Dear Lisbon é a ponte entre a história do passado e o conforto que se quer. Morada Rua Marcos Marreiros, 13 | 1200-254 Lisboa Contacto telefónico +351 92 753 1876 / +351 21 099 3932 E-mail info@dearlisbon.com Site www.dearlisbon.com

… a comer em Lisboa:

  1. Mercado da Ribeira Comida para todos os gostos e para todas as carteiras. Recomendo o Prego da Peixaria e a banca da chef Marlene Vieira – a desilusão nunca será o prato do dia.
  2. Arigato Sushi Arena Menos tradicional, igualmente saboroso. Um buffet de sushi que deixa qualquer um de queixo caído e água na boca. Morada Centro Comercial do Campo Pequeno, Loja 605, Praça de Touros | 1000-082 Lisboa Contacto telefónico  +351 21 795 0673 | Aberto das 12:30 às 15h e das 19:45 às 23h

… a fazer contas:

  1. Dear Lisbon Guesthouse O melhor espaço para uma pausa lisboeta, pelo pequeno-almoço servido e pela piscina que faltou experimentar, levou-nos 70 euros por noite. Acrescenta-se 1 euro de taxa municipal turística por noite/por pessoa.
  2. Almoço no Mercado da Ribeira Uma média de 30 euros pelo dois deu para uma refeição dos deuses, regada com dois copos de vinho de qualidade… e ainda para umas fatias de bolos na banca do Nós é mais bolos.
  3. Jantar no Arigato Sushi Arena Uma média de 40 euros pelos dois pagou um serão farto.
  4. Deslocações 6 euros por pessoa é o valor do passe diário (válido por um período de 24 horas) e permite-nos utilizar todos os transportes sob a alçada da Carris. O eléctrico 28 e o Elevador da Glória foram amigos de primeira numa Lisboa de 7 colinas.
Anúncios

2 thoughts on “Lisboa lisboeta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s